As ações europeias iniciaram a semana em alta nesta segunda-feira (28), impulsionadas pelo fechamento de um acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos. O anúncio das novas tarifas foi feito pelo presidente americano Donald Trump no domingo (27), resultando nos maiores índices de valorização em quatro meses, segundo a Reuters.
De acordo com as novas diretrizes, os produtos europeus terão uma tarifa de 15%, reduzida de 30%, enquanto o aço e o alumínio permanecerão com uma sobretaxa de 50%. Trump se reuniu com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia, onde também foi confirmado um investimento de US$ 600 bilhões da UE nos EUA, além de acordos para compra de energia e equipamentos militares.
No mercado, o índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,9% por volta das 4h40. As principais bolsas da Europa apresentaram resultados positivos, com destaque para o DAX da Alemanha (+0,44%), o CAC 40 da França (+0,81%) e o IBEX 35 da Espanha (+0,78%). As ações do setor automotivo também tiveram um desempenho favorável, com a Porsche e a Volkswagen registrando altas de 1,6% e 1,9%, respectivamente.
Além disso, as ações farmacêuticas, beneficiadas pela inclusão do setor nas novas tarifas, também subiram, com a Novo Nordisk e a Roche apresentando altas superiores a 1,5%. O secretário de Trump anunciou que as novas tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto, sinalizando um novo capítulo nas relações comerciais entre as duas potências.