As ações de mineradoras e siderúrgicas no Brasil registraram forte alta nesta segunda-feira (21), impulsionadas pelo aumento significativo nos preços do minério de ferro. Às 12h15 (horário de Brasília), a Vale (VALE3) subia 3,74%, CSN (CSNA3) avançava 2,56%, Usiminas (USIM5) tinha alta de 3,83% e Gerdau (GGBR4) crescia 2,86%. Apesar de cortes nas recomendações de ações de CSN e Usiminas pelo Morgan Stanley, o mercado ignorou essas mudanças, focando na valorização do minério.
O aumento nos preços do minério de ferro foi impulsionado pelo anúncio da construção da maior usina hidrelétrica do mundo na China, no rio Yarlung Tsangpo, que deve aumentar a demanda por aço. O contrato mais negociado do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou o dia com alta de 2,08%, a 809 iuanes (US$ 112,74) a tonelada, enquanto o minério de ferro de referência na Bolsa de Cingapura subiu 2,81%, atingindo US$ 103,6 a tonelada.
Analistas destacam que a construção da usina, que será três a quatro vezes maior que a Usina de Três Gargantas, beneficiará significativamente os mercados locais de aço na China. O Bradesco BBI também ressaltou que a alta nos contratos futuros de minério de ferro foi apoiada por compromissos das autoridades chinesas em eliminar a capacidade industrial obsoleta, além do anúncio do projeto da mega-barragem, que deverá impulsionar a demanda por materiais de construção, impactando positivamente as mineradoras brasileiras, como a Vale.