As ações da WEG (WEGE3) registraram uma queda de 4,06% nesta terça-feira, fechando a R$ 40,61 na bolsa paulista, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a intenção de impor uma tarifa de 50% sobre as importações de cobre. Este movimento levou os papéis da empresa a atingirem um mínimo intradia de R$ 40,44, o menor valor desde junho de 2024, enquanto o Ibovespa apresentou uma leve queda de 0,14%.
O anúncio de Trump ocorreu durante uma reunião na Casa Branca, onde ele não especificou a data de implementação da nova tarifa. O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, indicou que as tarifas poderiam entrar em vigor até o final de julho ou início de agosto. A investigação sobre as importações de cobre nos Estados Unidos foi iniciada em fevereiro, sob a Seção 232.
Analistas do UBS BB, liderados por Alberto Valerio, destacaram que a WEG possui uma exposição significativa ao mercado norte-americano, com cerca de 25% de suas operações ligadas a esse mercado. Eles estimam que o cobre representa entre 10% e 20% do custo dos produtos vendidos pela empresa, o que poderia resultar em um impacto negativo de 0,7 ponto percentual na margem e uma redução de 3,5% no lucro líquido projetado para 2026, caso a metade do cobre utilizado pela WEG nos EUA seja importada.