As ações da Novo Nordisk, fabricante do medicamento Ozempic, despencaram mais de 20% nesta terça-feira (29), atingindo uma queda de 25% às 7h44 (12h44 em Londres). A queda ocorreu após a empresa revisar suas projeções de vendas e lucro para o ano, citando um crescimento mais fraco do Wegovy, seu medicamento para obesidade, no mercado americano.
A farmacêutica dinamarquesa agora espera um crescimento de vendas entre 8% e 14% para 2023, uma redução significativa em relação à meta anterior de 13% a 21%. Além disso, a previsão de crescimento do lucro operacional foi ajustada para 10% a 16%, em comparação com a estimativa anterior de 16% a 24%.
A revisão das expectativas foi motivada por previsões de vendas mais baixas nos Estados Unidos para o Wegovy e o Ozempic no segundo semestre. A empresa destacou que a concorrência e a expansão de mercado mais lenta do que o esperado impactaram suas projeções. A Novo Nordisk também anunciou a nomeação de Maziar Mike Doustdar como novo CEO, após a demissão de Lars Fruergaard Jørgensen em maio.
A companhia já havia reavaliado suas perspectivas para 2025 em maio, após reportar vendas abaixo do esperado no primeiro trimestre. O relatório completo de vendas do segundo trimestre está previsto para ser divulgado em 6 de agosto.