Na madrugada de quarta-feira (16), um grave acidente de trânsito na BR-153, em Porangatu, Goiás, resultou na morte de cinco pessoas, incluindo três estudantes e um servidor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O acidente envolveu um micro-ônibus da universidade e uma carreta, deixando ainda diversos feridos, com 10 estudantes hospitalizados. A UFPA atualizou a situação dos feridos na manhã desta quinta-feira (17).
De acordo com o boletim oficial da UFPA, até o momento, sete estudantes receberam alta hospitalar. Destes, cinco foram levados para Porangatu e seguirão para Goiânia acompanhados pelo pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal da universidade. Um estudante permanece em estado grave na UTI do hospital de Uruaçu, enquanto outro foi transferido para o hospital de Palmas (TO) e um terceiro está sendo tratado no Hospital dos Olhos em Goiânia.
A UFPA, por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), está oferecendo suporte às famílias das vítimas, com uma Central de Acolhimento instalada no campus da universidade em Belém. A instituição também se comprometeu a garantir o traslado dos corpos das vítimas, que permanecem sob custódia do Instituto Médico Legal (IML) em Goiânia, aguardando a liberação das autoridades. A universidade reafirmou seu compromisso em apoiar os alunos que optarem por retornar a Belém ou permanecer no evento acadêmico até sábado (19).