Neste domingo (27), a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (Sbccp) e o A.C.Camargo Cancer Center promovem uma ação de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço durante a partida entre São Paulo e Fluminense, válida pelo Campeonato Brasileiro. A iniciativa faz parte da campanha "Julho – Mês da Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço", que utiliza o slogan "Informação Salva Vidas".
Pacientes laringectomizados do A.C.Camargo, que fazem parte do Coral Sua Voz, entrarão em campo com os jogadores, usando camisas com o escudo do São Paulo e portando faixas com mensagens de prevenção. Além disso, o sistema de som do estádio transmitirá orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o estado de São Paulo pode registrar mais de 11 mil novos casos da doença em 2025, sendo 4.650 apenas na capital. A presidente da Sbccp, Dra. Fátima Matos, destacou que as chances de cura podem chegar a 90% se o câncer for identificado e tratado precocemente. O Dr. José Guilherme Vartanian, do A.C.Camargo, ressaltou que eventos esportivos oferecem grande visibilidade para causas importantes e que mudanças simples de hábitos podem ajudar na prevenção da doença.