O abrigo solidário na estação Pedro II do Metrô de São Paulo foi prorrogado para atender pessoas em situação de rua, em resposta à intensa onda de frio que atinge o estado. A ação, que oferece pernoite, alimentação e proteção contra as baixas temperaturas, permanecerá em funcionamento até pelo menos 10 de julho. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado, o Fundo Social, a Prefeitura de São Paulo e o Metrô.
O abrigo opera durante a noite, permitindo que os usuários durmam no local e permaneçam até as 8h da manhã seguinte. Além do acolhimento, a equipe multidisciplinar oferece assistência e, em alguns casos, permite a entrada de animais de estimação. A medida visa proteger a população mais vulnerável durante a passagem de uma massa de ar polar que tem derrubado as temperaturas em todo o estado.
Na manhã deste sábado (6), a capital paulista registrou 11°C, com previsão de máxima de 18°C. O frio intenso também afeta outras regiões, com mínimas previstas de 7°C na Serra da Mantiqueira, 9°C em Campinas e Sorocaba, e até 13°C no Litoral Norte. A previsão é que as baixas temperaturas persistam até o domingo.