Neste domingo (6), a tecnologia 5G celebra três anos de implantação no Brasil, alcançando 1.025 municípios e beneficiando 47,2 milhões de clientes, conforme dados da Conexis Brasil Digital. A capital federal, Brasília, foi a primeira cidade a receber a nova tecnologia em 6 de julho de 2022, enquanto o Estado de São Paulo se destaca com mais de 10.200 antenas 5G instaladas em 622 municípios, representando 25% do total nacional.
As operadoras de telecomunicações superaram as metas estabelecidas pela Anatel, com 73% das antenas previstas até 2030 já instaladas. A tecnologia 5G, que oferece alta velocidade e baixa latência, é vista como um catalisador para inovações em setores como indústria 4.0, telemedicina e Internet das Coisas (IoT).
Entretanto, a expansão do 5G enfrenta desafios, principalmente devido à falta de legislação local que regulamente a instalação de antenas. Atualmente, 849 municípios operam sem uma legislação adequada, limitando a cobertura e a qualidade do serviço. A Anatel alerta que a ausência de leis específicas dificulta a instalação de novas antenas, essencial para a plena implementação do 5G, que requer cinco vezes mais infraestrutura do que o 4G.