Uma pesquisa da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior) revelou que 34% dos jovens brasileiros adiaram o ingresso no ensino superior devido aos gastos com apostas online. O estudo, divulgado recentemente, destaca que o impacto é ainda mais significativo no Nordeste, onde 44% dos jovens afirmaram ter postergado os estudos por essa razão, seguido por 41% no Sudeste.
O levantamento aponta que a crescente acessibilidade ao mercado de apostas, aliada à instabilidade econômica e à pressão por resultados rápidos, tem levado muitos jovens a buscar alternativas ilusórias para melhorar sua situação financeira. Entre os jovens das classes D e E, 43% afirmam que precisam interromper os gastos com apostas para conseguir estudar, enquanto na classe A esse percentual é de 22%.
A pesquisa destaca que o problema não é apenas uma questão de moralidade, mas um desafio social que requer atenção de políticas públicas e regulação digital. A falta de apoio emocional e material, bem como a crença alimentada por influenciadores de que é possível enriquecer rapidamente, contribuem para que muitos jovens vejam a educação como um caminho distante e custoso. Para reverter essa situação, é necessário oferecer suporte financeiro e psicológico, além de aproximar os modelos de ensino da realidade dos estudantes.