O 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), tem início nesta quinta-feira (10 de julho de 2025) e se estende até domingo (13 de julho). O evento será realizado no campus Álvaro Alvim da ESPM, localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, e contará com atividades presenciais, online e híbridas.
Dentre os destaques da programação, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, será sabatinada na sexta-feira (11 de julho) por jornalistas renomados, incluindo Molly Peterson, especialista em clima, e Catarina Barbosa, diretora da Abraji. O painel, intitulado “Rumo à COP30: desafios e pressões da política ambiental brasileira”, terá início às 11h30 e abordará temas relevantes da agenda ambiental do Brasil, como a diplomacia ambiental e o equilíbrio entre conservação e desenvolvimento.
Ainda na sexta-feira, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participará de uma sabatina às 9h30, conduzida por jornalistas de destaque, incluindo Luiz Vassallo e Basília Rodrigues. A discussão se concentrará em questões críticas, como a fraude de R$ 6 bilhões que afetou aposentados e pensionistas, além da atual situação da seguridade social e as perspectivas para 2026. O Poder360 é um dos patrocinadores do congresso.