O Ministério da Previdência Social anunciou que 1,4 milhão de aposentados estão aptos a receber o ressarcimento por descontos indevidos realizados por entidades associativas. O pagamento dos valores deve começar no dia 24 de julho, conforme informou o ministro Wolney Queiroz durante o programa Bom Dia, Ministro, nesta quarta-feira (16).
O ministro destacou que, até o momento, 27% dos aposentados já aderiram ao acordo com o governo federal, e a expectativa é que 100 mil pessoas sejam pagas diariamente, totalizando 1 milhão de beneficiários em menos de 15 dias. Para receber o ressarcimento, os aposentados devem se dirigir aos Correios ou acessar o aplicativo específico e concordar com os termos do acordo. O prazo final para adesão é 14 de novembro.
Queiroz também ressaltou que, ao aderir ao acordo, os aposentados não precisarão arcar com custos legais e poderão processar as associações que realizaram as cobranças indevidas. O governo está realizando uma investigação para identificar as entidades associativas que operam de forma irregular e já bloqueou R$ 2,8 bilhões dessas associações. Além disso, o ministro afirmou que o governo está reestruturando seus sistemas de controle para evitar novos problemas relacionados a descontos indevidos.