Uma pesquisa da CNDL e SPC Brasil revela que cerca de 106,3 milhões de consumidores no Brasil, o que representa 65% da população, planejam comprar presentes para o Dia dos Pais em 2025. O levantamento, realizado entre 30 de junho e 7 de julho, aponta um gasto médio de R$ 255 por pessoa, embora tenha registrado uma queda de 4,6 milhões de compradores em comparação ao ano anterior.
As lojas físicas continuam sendo o principal canal de compras, com 76% das intenções de compra, sendo os shopping centers os mais procurados, com 31%. O comércio eletrônico também se destaca, com 43% dos consumidores optando por essa modalidade, especialmente através de aplicativos. As categorias de presentes mais populares incluem roupas (44%), perfumes e cosméticos (34%) e calçados (31%).
Em relação às formas de pagamento, 76% dos consumidores preferem comprar à vista, com 46% utilizando o Pix. Por outro lado, 39% planejam parcelar suas compras, em média, em 3,4 vezes. A pesquisa também revela que 31% dos entrevistados pretendem aumentar seus gastos, motivados por um desejo de oferecer presentes melhores ou pela alta nos preços. Entretanto, 18% dos consumidores planejam reduzir despesas, com 49% buscando economizar.
Merula Borges, especialista em finanças da CNDL, alerta que o desejo de presentear pode agravar a situação de endividamento e inadimplência entre os consumidores, já que 35% dos que pretendem comprar estão com contas atrasadas e 74% têm o nome negativado. A especialista enfatiza a importância de encontrar formas de presentear que estejam alinhadas à realidade financeira dos consumidores, para que o ato de amor não se transforme em preocupação financeira.