Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil revelou que cerca de 106,3 milhões de consumidores, o que representa 65% da população brasileira, planejam comprar presentes para o Dia dos Pais em 2025. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, e mostra que o gasto médio por pessoa será de R$ 255.
O estudo, realizado entre 30 de junho e 7 de julho, indica uma redução de 4,6 milhões de compradores em comparação ao ano anterior. As lojas físicas continuam sendo o principal canal de compras, com 76% das intenções, sendo os shopping centers o local preferido por 31% dos consumidores. O comércio eletrônico, especialmente por meio de aplicativos, deve atrair 43% dos compradores.
As roupas lideram a lista de presentes, com 44% das intenções de compra, seguidas por perfumes e cosméticos (34%) e calçados (31%). A pesquisa também revelou que 76% dos consumidores preferem pagar à vista, com 46% optando pelo Pix. No entanto, 39% dos entrevistados planejam parcelar suas compras em média em 3,4 vezes.
Apesar do desejo de presentear, 35% dos consumidores estão com contas atrasadas e 74% têm o nome negativado. A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, destacou que o desejo de presentear pode agravar a situação de endividamento e inadimplência, ressaltando a importância de alinhar as compras à realidade financeira dos consumidores.