YouTube e Instagram são as principais plataformas de informação para os brasileiros, segundo o Digital News Report 2025, divulgado pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo. O estudo revela que 37% dos entrevistados no país utilizam essas redes como fonte de notícias, seguidos pelo WhatsApp (36%), Facebook (28%), TikTok (18%) e X (9%). A pesquisa, realizada em janeiro e fevereiro de 2025, entrevistou 2.006 brasileiros, com amostras representativas das diferenças demográficas do país.
O relatório destaca a queda contínua do Facebook, que perdeu espaço desde 2024, após ter sido a principal fonte de informação até 2021. O WhatsApp, por sua vez, atingiu seu auge em 2021, liderando a preferência dos brasileiros na época. Outra tendência observada é o crescimento gradual do TikTok, que dobrou a preferência em relação ao X (antigo Twitter) nesta edição do levantamento.
A pesquisa global ouviu 97.055 pessoas em 48 países, com metodologia que não atribui margem de erro aos resultados. Os pesquisadores alertam que diferenças inferiores a 2 pontos percentuais entre anos não são estatisticamente significativas e destacam possíveis limitações na representação de idosos ou pessoas com baixo acesso à internet, sugerindo que os dados refletem principalmente o comportamento do público online.