A Meta anunciou nesta segunda-feira (16.jun.2025) que os brasileiros começarão a visualizar anúncios no WhatsApp até o final de 2025. As publicidades aparecerão no Status, funcionalidade similar aos Stories do Instagram, e ao interagir com elas, o usuário será direcionado para uma conversa direta com o anunciante. A empresa garantiu que a criptografia de ponta a ponta será mantida, protegendo mensagens, chamadas e Status.
Segundo a Meta, serão utilizados apenas “dados limitados” para segmentação, como país, idioma do dispositivo e interações com anúncios. Se o WhatsApp estiver conectado à Central de Contas da Meta, informações do Facebook e Instagram também poderão ser usadas. A empresa destacou que mais de 1,5 bilhão de pessoas acessam diariamente a aba Atualizações, onde ficam Status e Canais, que permanecerá separada das conversas privadas.
Além dos anúncios, o WhatsApp implementará assinatura paga de Canais, permitindo que criadores ofereçam conteúdo exclusivo. A plataforma também permitirá impulsionamento de Canais, com mais visibilidade mediante pagamento. Adquirido pela Meta em 2014, o WhatsApp permaneceu sem anúncios por uma década, monetizando apenas por meio de serviços empresariais. Os cofundadores Jan Koum e Brian Acton, que sempre se opuseram à publicidade no app, deixaram a empresa devido a divergências sobre a direção do produto.