As vendas de veículos zero quilômetro registraram um aumento de 16,2% em maio de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando as enchentes no Rio Grande do Sul impactaram negativamente os resultados. O mês registrou o maior volume de vendas do ano até o momento, com 225,7 mil unidades comercializadas, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de automóveis.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelas vendas diretas a frotistas, que representaram 52,6% do total de unidades vendidas no período. Segundo informações do Broadcast, um quarto dos veículos comercializados em maio foram adquiridos por locadoras de automóveis. Apesar do resultado positivo, a média diária de vendas apresentou alta mais moderada, de apenas 3%, com 10,7 mil veículos vendidos por dia útil.
No acumulado do ano, o setor registra crescimento de 6,1%, com 985,9 mil veículos vendidos entre janeiro e maio. A Fenabrave projeta uma desaceleração para 2025, com expectativa de alta de apenas 5% nas vendas, devido aos juros elevados e à desaceleração econômica. A entidade alerta para os possíveis impactos do aumento do IOF e das taxas de financiamento, que já refletem na redução do tíquete médio no varejo, e pode revisar suas projeções após o fechamento do balanço de junho.