O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta segunda-feira (16) que os moradores de Teerã deixem a cidade imediatamente. O alerta foi feito em sua conta na plataforma Truth Social, durante a cúpula do G7 no Canadá, endossando os avisos do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que intensificou ataques ao Irã. Trump não forneceu detalhes adicionais sobre o motivo da evacuação.
Cerca de 10 milhões de pessoas vivem na capital iraniana. O Exército israelense emitiu um aviso semelhante, pedindo a evacuação de um distrito de Teerã, repetindo táticas usadas em Gaza após os ataques de outubro de 2023. Israel afirma que os ataques visam destruir as atividades nucleares contestadas do Irã.
Trump evitou confirmar se os EUA participarão das ações militares israelenses, mas afirmou que o país não esteve envolvido nos ataques iniciais. Durante a cúpula do G7, ele declarou: ‘Assim que eu sair daqui, vamos fazer alguma coisa. Mas eu preciso sair daqui antes.’ O evento termina nesta terça-feira (17).