O ex-presidente dos EUA Donald Trump publicou na rede Truth Social um alerta para que “todos evacuem Teerã imediatamente”. A mensagem coincide com o envio de reforços militares americanos à região, incluindo um novo grupo de porta-aviões. Imagens mostram civis iranianos deixando a capital.
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, descreveu o movimento como uma medida defensiva. “Proteger as forças dos EUA é nossa prioridade”, afirmou. A frota, que segue o padrão estabelecido no governo Biden, inclui aeronaves de apoio. Os EUA mantêm aproximadamente 40 mil soldados em bases locais desde o conflito iniciado pelo Hamas em outubro de 2023.
Os confrontos na região se intensificaram após a “Operação Leão Ascendente”, lançada por Israel em 13 de outubro, com ataques a alvos iranianos, incluindo uma emissora estatal e instalações militares. O balanço de mortes chega a 224 no Irã e 22 em Israel. Enquanto isso, líderes internacionais negociam um cessar-fogo, e Washington retomou discussões sobre um acordo nuclear com o Irã.