O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (12) que não removerá Jerome Powell da presidência do Federal Reserve (Fed) antes do término de seu mandato, em maio de 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa ‘Meet the Press’, da NBC News, onde Trump reiterou seu pedido por cortes nas taxas de juros, mas descartou uma troca antecipada no comando do banco central americano.
Questionado diretamente sobre uma possível demissão de Powell, Trump respondeu: ‘Não, não, não. Por que eu faria isso? Eu terei a oportunidade de substituir essa pessoa em um curto período de tempo’. O mandato atual de Powell como chairman do Fed se estende até maio de 2026, mas seu posto como membro do conselho vai até 2028.
Sobre as taxas de juros, atualmente no patamar entre 5,25% e 5,50%, Trump foi enfático ao defender reduções: ‘Ele deveria baixá-las. E em algum momento, ele vai’. Apesar da pressão, o Fed mantém sua política de combate à inflação, que atingiu 3,2% nos EUA em fevereiro, acima da meta de 2% estabelecida pelo banco central.