O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (6) em sua rede social Truth Social que está ‘ansioso’ para se reunir com o novo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, mas atacou os acordos comerciais entre os países. Ele questionou por que os EUA ‘subsidiariam o Canadá em US$ 200 bilhões anuais’ e forneceriam ‘proteção militar gratuita’ ao vizinho norte-americano.
Em postagem polêmica, Trump enumerou produtos canadenses que, segundo ele, os EUA não precisariam importar: ‘Não precisamos de seus carros, energia, madeira ou NADA do que eles têm, exceto de sua amizade’. A declaração ocorre em meio a tensões históricas sobre acordos como o USMCA (Tratado EUA-México-Canadá), que Trump renegociou durante seu mandato.
Analistas apontam que as críticas refletem a postura protecionista característica de Trump, que já havia classificado o Canadá como ‘explorador’ comercial em 2018. O encontro com Carney, ex-governador do Banco da Inglaterra, será o primeiro contato do ex-presidente com o novo líder canadense, eleito há menos de um mês.