O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (6) estar ‘ansioso’ para se reunir com o novo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, mas fez duras críticas à relação econômica entre os países. Em publicação na Truth Social, Trump questionou subsídios americanos ao Canadá, estimados em US$ 200 bilhões anuais, além da proteção militar oferecida pelos EUA.
O republicano enumerou produtos canadenses que, segundo ele, os EUA não precisariam importar: ‘Não precisamos de seus carros, energia, madeira ou NADA do que eles têm, exceto de sua amizade’. A declaração ocorre em meio a tensões comerciais históricas entre as nações, que compartilham uma das maiores fronteiras econômicas do mundo.
Analistas apontam que as críticas de Trump refletem sua postura protecionista, marcante em seu mandato (2017-2021). O encontro com Carney, ex-governador do Banco da Inglaterra, será o primeiro desde que o canadense assumiu o cargo, renovando expectativas sobre o futuro da parceria bilateral.