O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que deseja um “verdadeiro final” para o conflito entre Israel e Irã, e não apenas um cessar-fogo. “Não estou buscando um cessar-fogo, estamos buscando algo melhor”, disse Trump à imprensa a bordo do Air Force One, após participar da cúpula do G7 no Canadá. Ele enfatizou que quer que o Irã “ceda completamente” e busca uma solução definitiva para a crise.
Trump deixou a reunião em Kananaskis um dia antes do previsto, enquanto Israel e Irã continuam trocando ataques. Em sua rede social Truth Social, o presidente americano alertou os moradores de Teerã: “Todos deveriam deixar Teerã imediatamente!”. Inicialmente hesitante em apoiar uma declaração conjunta sobre o conflito, Trump acabou cedendo durante um jantar com outros líderes do G7.
O retorno de Trump à agenda diplomática internacional ocorre em meio à escalada de tensões no Oriente Médio. O conflito entre Israel e Irã já dura cinco dias, com trocas de ataques aéreos e mísseis. O presidente americano segue pressionando por uma solução mais ampla do que um simples cessar-fogo, embora não tenha detalhado como isso seria alcançado.