O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou neste domingo (11), em entrevista ao programa Canal Livre da Band, que a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode levá-lo a reconsiderar uma eventual candidatura à reeleição em 2026. Temer destacou que Lula perdeu a prática de diálogo com o Congresso Nacional, característica marcante de seus mandatos anteriores.
Segundo Temer, o atual presidente não tem mantido o mesmo nível de interlocução parlamentar que demonstrava em seus primeiros governos. ‘Caiu a popularidade dele, sem dúvida alguma. O que penso fará com que ele medite duas ou três ou dez vezes para ser candidato à Presidência pela quarta vez’, declarou o ex-mandatário, sugerindo que o cenário político atual seria desfavorável a um novo pleito.
O ex-presidente também avaliou que há possibilidade de mudanças no cenário eleitoral, embora não tenha detalhado quais alternativas poderiam surgir. As declarações ocorrem em meio a pesquisas que mostram desgaste na imagem do governo federal e aumento da rejeição ao petista.