Novas tecnologias que elevam a eficiência no uso da água sem reduzir a produtividade foram apresentadas durante a Agrishow 2025, maior feira de tecnologia agrícola do país, realizada em Ribeirão Preto (SP), nesta semana. As inovações focam na otimização da irrigação rural, setor que consome 72% da água utilizada no Brasil, segundo dados oficiais.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a agricultura responde por 70% do consumo global de água. No Brasil, onde a área irrigada saltou de 6,9 milhões para 9 milhões de hectares nos últimos anos, conforme dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a pressão por soluções sustentáveis é crescente.
Durante o evento, empresas nacionais e internacionais exibiram sistemas de irrigação inteligente, sensores de umidade do solo e plataformas de gestão hídrica integrada. Essas tecnologias prometem reduzir em até 30% o desperdício de água na agricultura, mantendo ou até aumentando a produtividade das lavouras, segundo demonstrações feitas nos estandes da feira.