O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (6) o julgamento de mais um trecho da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a trama golpista que visava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022. O caso está sendo analisado pela Primeira Turma da corte, composta por cinco ministros.
Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux devem decidir se aceitam a denúncia relativa a sete acusados do chamado ‘núcleo 4’ do suposto golpe. Este é mais um dos vários processos em tramitação no STF relacionados às ações antidemocráticas ocorridas após as eleições.
A PGR alega que os investigados integraram um grupo que atuou para deslegitimar o processo eleitoral e promover instabilidade política. O julgamento ocorre em meio a um amplo processo de apuração sobre os eventos que culminaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando sedes dos Três Poderes foram invadidas por apoiadores do ex-presidente.