O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta quinta-feira (19.jun.2025) a prisão imediata de Antônio Cláudio Alves Ferreira, condenado a 17 anos por invadir o Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. A decisão revoga a soltura concedida pela Justiça de Uberlândia (MG) e mantém o réu no regime fechado.
Ferreira havia sido liberado na sexta-feira (13.jun) pelo juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, da Vara de Execuções Penais de Uberlândia, que autorizou a progressão de regime. No entanto, Moraes considerou que a decisão judicial ignorou a gravidade dos crimes cometidos, incluindo a destruição do relógio histórico do francês Balthazar Martinot, peça do século 17 presenteada ao rei Dom João 6º.
O ministro destacou em seu despacho que a progressão de regime seria prematura, dada a natureza dos delitos e a condenação por dano ao patrimônio público e histórico. O caso remonta aos ataques de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram sedes dos Três Poderes em Brasília.