A Santa Casa de Angatuba (SP) determinou o uso obrigatório de máscaras descartáveis e suspendeu temporariamente as visitas após um aumento significativo de casos de doenças respiratórias na região. A medida, anunciada na sexta-feira (30), também limita a troca de acompanhantes de pacientes internados a cada 24 horas. A decisão ocorre em um contexto de baixa cobertura vacinal contra a gripe, com apenas 39,6% do público-alvo imunizado no município, bem abaixo da meta de 95% estabelecida pela Secretaria de Saúde.
Em Angatuba, foram aplicadas 5.930 doses da vacina até o momento, com destaque para idosos (1.948 doses), crianças (481 doses) e gestantes (559 doses). A vacinação continua disponível em quatro unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sendo necessário apresentar a carteira de vacinação. Já em Itapetininga, a cobertura vacinal está em 37,64% para o público prioritário, com 14.869 doses administradas.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização e orienta que pessoas a partir de seis meses de idade procurem a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. É necessário levar documento oficial e carteira de vacinação, se houver. A medida visa conter o avanço de casos respiratórios, que têm pressionado o sistema de saúde local. A vacina está disponível em todas as unidades de Itapetininga, seguindo os horários de funcionamento de cada uma.