A Rússia comemorou nesta sexta-feira (9) o 80º aniversário da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial com um grandioso desfile militar na Praça Vermelha, em Moscou. O presidente Vladimir Putin liderou o evento, que contou com a presença de mais de duas dezenas de líderes internacionais, incluindo o presidente chinês Xi Jinping e o ator Steven Seagal.
O desfile exibiu o poderio militar russo, com tanques, mísseis e tropas marchando pelo centro da capital. A cerimônia marcou o maior encontro de líderes estrangeiros no país desde o início da invasão à Ucrânia em 2022, demonstrando esforços diplomáticos de Moscou para manter alianças internacionais.
Putin, em discurso, enfatizou o papel histórico da URSS na derrota do nazismo e alertou contra ‘ameaças externas’. O evento ocorreu em meio a tensões geopolíticas, com a presença de Xi Jinping sendo vista como um sinal de fortalecimento dos laços sino-russos. Observadores destacam o uso da data para unir a população em torno do governo em um momento de pressões econômicas e isolamento ocidental.