A cidade do Rio de Janeiro registrou 1.052 assaltos a ônibus nos três primeiros meses de 2025, um aumento de quase 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). O Sindicato dos Rodoviários também informou que 253 profissionais foram afastados entre 2022 e 2024 devido a ocorrências do tipo.
Em 2024, o total de assaltos a ônibus na capital fluminense chegou a 4.449 casos. O levantamento aponta uma escalada na criminalidade no transporte público, com episódios recentes marcados por violência, como o ocorrido na quarta-feira (7), quando cerca de 30 passageiros foram vítimas de um assalto em um ônibus que saía de Cabuçu, em Nova Iguaçu, com destino ao Centro do Rio.
Entre as vítimas está o vendedor Felipe Dantas, que relatou momentos de terror durante a ação criminosa. Autoridades afirmam que as rotas com maior incidência de crimes estão sendo monitoradas, mas especialistas cobram medidas mais efetivas para conter a onda de violência.