O relatório FInfluence, divulgado nesta quarta-feira (4) pela Anbima, apontou um crescimento de 30% no número de influenciadores digitais especializados em finanças no segundo semestre de 2024, totalizando 741 finfluencers ativos. O estudo, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), também registrou um recorde de engajamento, com média de quase 3 mil interações por post, um aumento de 21% em relação ao período anterior.
Entre os temas mais abordados, os produtos de renda fixa se destacaram, com um aumento de 117,9% no engajamento médio, totalizando 8.490 interações. Já a renda variável, liderada por ações, teve 220 mil menções, com crescimento de 14,3%. As criptomoedas, apesar de um aumento de 68,2% nas citações, ficaram em último lugar entre os 10 produtos mais engajadores, com média de 3,2 mil interações por post.
A Anbima destacou que os influenciadores estão priorizando qualidade em vez de quantidade, com uma redução de 9,1% no número médio de postagens por criador. O cenário de juros altos e incertezas políticas foi apontado como um dos fatores que impulsionaram o interesse do público por conteúdos financeiros, com destaque para temas como segurança e diversificação de investimentos.