A produção da indústria de bens de capital no Brasil registrou queda de 0,7% em março de 2024 na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 7 de maio. Na comparação anual, o recuo foi de 0,2% em relação a março de 2023. Os números integram a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), que monitora o desempenho do setor.
Em contraste com os bens de capital, a produção de bens de consumo apresentou crescimento de 3,2% na passagem de fevereiro para março deste ano. Na comparação com o mesmo período de 2023, o aumento foi de 2,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção dessa categoria registrou alta de 3,7%, indicando recuperação gradual do segmento.
Dentre os bens de consumo, os duráveis se destacaram com crescimento de 3,8% na comparação mensal. O desempenho positivo nesse segmento reflete, em parte, a melhora no crédito e nas condições de financiamento para produtos como eletrodomésticos e veículos.