A produção de petróleo no Brasil atingiu 3,621 milhões de barris por dia em março, um aumento de 3,8% em relação a fevereiro e de 7,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O crescimento foi impulsionado por um recorde na extração no pré-sal, que respondeu pela maior parte do volume total.
A produção de gás natural também apresentou alta, alcançando 165,53 milhões de metros cúbicos diários em março, um avanço de 4,3% ante fevereiro e de 15% em relação ao mesmo mês de 2023. O desempenho reforça a tendência de crescimento do setor de hidrocarbonetos no país.
A produção total de petróleo e gás natural no Brasil, incluindo pré-sal, pós-sal e terra, chegou a 4,662 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Desse total, o pré-sal contribuiu com 3,716 milhões de boe/d, marcando um recorde mensal e consolidando sua importância estratégica para a matriz energética nacional.