A Agência Internacional de Energia (AIE) informou que o fornecimento de petróleo pelo Irã se manteve em níveis robustos, mesmo com o aumento das sanções dos EUA e das tensões com Israel. O país se consolidou como a segunda maior fonte de crescimento da oferta global, atrás apenas dos Estados Unidos, pelo segundo ano consecutivo.
Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (17), a produção total de petróleo iraniano em 2023 atingiu o maior patamar desde 2017, com um aumento de 420 mil barris por dia (b/d) em relação ao ano anterior, totalizando 4,7 milhões de b/d. Desse volume, 1,3 milhão de b/d correspondem a condensados e hidrocarbonetos líquidos derivados do gás natural. As exportações de petróleo bruto registraram média de 1,6 milhão de b/d em 2024.
A AIE destacou que quase todo o petróleo exportado pelo Irã tem como destino a China, onde é processado por refinarias independentes. A agência ressaltou ainda que as sanções norte-americanas se intensificaram nos últimos meses, afetando quase todos os elos da cadeia de suprimentos iraniana.