O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve se reunir na manhã de terça-feira (17.jun) com os deputados da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro, marcado no apartamento funcional do líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), tem como objetivo discutir a pauta do PDL 314 de 2025, que revoga o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Na noite desta segunda-feira (16.jun.2025), os deputados aprovaram o requerimento de urgência para o projeto, pressionando o governo. A proposta agora pode ser analisada a qualquer momento, mas Motta ainda não definiu uma data. Em suas redes sociais, o presidente da Câmara afirmou que a aprovação da urgência foi ‘um recado para a sociedade’ e que ‘o povo não aguenta mais aumento de imposto’.
O Congresso entrará em recesso informal na próxima semana devido às festividades de São João, dando ao Executivo duas semanas para articular uma reação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, retorna de férias em 22 de junho.