A Receita Federal recebeu 43,34 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo, que encerrou nesta sexta-feira (30). Contribuintes que não cumpriram a obrigação terão que pagar multa, que varia de 1% do valor devido (mínimo de R$ 165,74) até 20%. Caso não haja imposto a pagar, a penalidade será a multa mínima. Os atrasados podem regularizar a situação pelo aplicativo da Receita ou no site gov.br/receitafederal.
Dos documentos já enviados, metade utilizou dados pré-preenchidos, e 55% optaram pela declaração simplificada. A média de idade dos declarantes foi de 47 anos, com leve predominância de homens. Além disso, cerca de 21 mil pessoas informaram saída do país em 2024. Quanto aos resultados, 56% terão direito a restituição, 22% precisarão pagar valores adicionais e 21% não tiveram imposto a declarar.
O primeiro lote de restituições foi liberado nesta sexta para mais de seis milhões de contribuintes prioritários. O próximo pagamento está previsto para 30 de junho. Os dados reforçam a adesão significativa ao prazo, embora parte dos contribuintes ainda precise regularizar sua situação para evitar penalidades.