O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 encerrou na última sexta-feira (30), deixando mais de 40 mil contribuintes de Uberlândia e Uberaba em situação irregular. Quem não cumpriu a obrigação está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, além de possíveis restrições no CPF. Em Uberlândia, apenas 87,5% das declarações esperadas foram entregues, enquanto em Uberaba o índice foi de 86,5%, indicando que cerca de 30 mil e 14 mil contribuintes, respectivamente, deixaram de declarar.
Apesar do número de inadimplentes, ambas as cidades registraram um leve aumento no volume de declarações em comparação ao ano anterior. A Receita Federal alerta que os contribuintes em atraso terão de pagar uma multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, limitada a 20%, ou o valor mínimo fixo. O órgão também pode reter futuras restituições para compensar o débito, com acréscimos legais.
Para regularizar a situação, os contribuintes devem enviar a declaração o quanto antes, mesmo após o prazo, para minimizar os prejuízos financeiros. A Receita Federal disponibiliza ferramentas como a declaração pré-preenchida para facilitar o processo. Enquanto isso, o primeiro lote de restituições já tem data marcada para pagamento, beneficiando aqueles que cumpriram suas obrigações dentro do prazo.