Com o prazo final para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) terminando em 30 de maio, a Receita Federal informou que 17,9 milhões de contribuintes já cumpriram a obrigação até as 8h15 desta quinta-feira (30), representando 38,77% do total esperado de 46,2 milhões de declarações em 2024. O feriado de 1º de maio tem sido aproveitado por muitos para regularizar a situação.
Até o momento, o número de declarações recebidas ainda está abaixo das 43,3 milhões entregues dentro do prazo no ano anterior. A Receita Federal reforça a importância de evitar a procrastinação, lembrando que atrasos podem gerar multas de 1% ao mês sobre o imposto devido, limitadas a 20% do valor total.
No Pará, dados divulgados pelo auditor fiscal Marinaldo da Silva, supervisor regional do IR na 2ª Região Fiscal, mostram que 472 mil declarações foram enviadas até as 14h30 de quinta-feira, atingindo quase 41% da meta estadual. A RFB alerta para possíveis congestionamentos no sistema nas últimas horas do prazo.