A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação contra lavagem de dinheiro ligada à cúpula do Comando Vermelho (CV), com a influenciadora Vivi Noronha, mulher do MC Poze do Rodo, entre os alvos. A ação, realizada nesta terça-feira (3), cumpre mandados de busca no Rio e em São Paulo, além de bloquear 35 contas bancárias. O esquema, que movimentou R$ 250 milhões, era operado pelo traficante Fhillip da Silva Gregório, o Professor, morto no domingo (1º).
Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Vivi Noronha recebeu R$ 898 mil em duas transferências de supostos ‘laranjas’ do Professor. A polícia afirma que os valores tinham origem no tráfico de drogas e eram canalizados para contas ligadas à influenciadora, que teria papel simbólico na estrutura criminosa, ligando o tráfico ao consumo digital.
A investigação não tem relação direta com o inquérito que levou à prisão de Poze do Rodo, solto na segunda-feira (2). A morte do Professor, principal suspeito do esquema, também não está ligada à operação, sendo investigada como possível suicídio após uma briga com sua amante. A polícia ressalta que a morte não interfere nas medidas judiciais em curso.