A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira, uma operação para desarticular o núcleo financeiro do Comando Vermelho (CV), responsável pela lavagem de mais de R$ 250 milhões provenientes do tráfico de drogas e da aquisição de armamentos de uso restrito. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo ordens de bloqueio de 35 contas bancárias ligadas ao esquema. Entre os investigados estão a influencer Viviane Noronha, esposa de MC Poze do Rodo, e um homem procurado pelo FBI por suspeita de atuar como operador de valores para a Al-Qaeda.
As investigações apontam que o esquema utilizava pessoas físicas e jurídicas para ocultar a origem ilícita dos recursos, reinvestindo em armas, drogas e na consolidação do poder territorial da facção. Fhillip Gregório da Silva, conhecido como ‘Professor’ e morto no último domingo no Complexo do Alemão, foi identificado como uma das figuras centrais da estrutura financeira do CV. Ele era responsável por eventos como o ‘Baile da Escolinha’, que serviam para captar recursos para o tráfico. Sua morte, segundo a polícia, não interfere nas medidas judiciais em curso.
A operação também revelou que um restaurante próximo ao local do ‘Baile da Escolinha’ funcionava como ponto de lavagem de dinheiro, enquanto uma produtora era usada para promover bailes funk que serviam como pontos de venda de drogas. Entre os remetentes de recursos identificados estão um segurança pessoal do traficante Doca, chefe do CV no Alemão, e o homem procurado pelo FBI. A ação mobilizou equipes especializadas da Polícia Civil, incluindo as delegacias de Roubos e Furtos (DRF), de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Departamento Geral de Combate à Corrupção (DGCOR-LD).