Com investimento de R$ 25 milhões, a primeira etapa do sistema de esgoto da sub-bacia do UNA está em execução em bairros como Reduto, Campina, Nazaré e Umarizal, em Belém. A obra, que tem previsão de conclusão para agosto de 2026, visa reduzir o lançamento de dejetos no canal da avenida Visconde de Souza Franco (Doca), também em reforma para a COP 30. O projeto é financiado pela Itaipu Binacional e gerido pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com andamento atual de 41%.
A iniciativa inclui a implantação de 7.600 metros de rede coletora de esgoto, ramais domiciliares e uma estação elevatória. O esgoto coletado será direcionado ao interceptor na avenida Marechal Hermes. A obra faz parte dos preparativos para a COP 30 e busca melhorar a qualidade ambiental e as condições de saúde pública na região, beneficiando moradores e visitantes durante o evento.
A bacia do UNA é a maior de Belém, dividida em cinco sub-bacias, sendo a obra realizada na sub-bacia 4.1.1. O governo do Pará destaca que o projeto ampliará o saneamento na capital e contribuirá para a despoluição dos canais urbanos, além de melhorar a qualidade de vida da população. As obras para a COP 30 em Belém somam mais de R$ 7 bilhões em investimentos.