As ações da Neoenergia (NEOE3) registraram alta de 0,35% por volta das 12h40 (horário de Brasília) desta terça-feira (17), impulsionadas por uma reportagem da revista Veja que indicava a avaliação, pela controladora espanhola Iberdrola, de uma possível oferta para fechar o capital da empresa no Brasil. A Iberdrola detém aproximadamente 53,5% da Neoenergia. No pregão anterior, as ações já haviam encerrado em alta de 4,7%.
De acordo com análise do Itaú BBA, o assunto, embora não seja novo e tenha sido discutido nos últimos meses, ganhou força no mercado após a divulgação da reportagem. A instituição ressalta que o movimento reflete as expectativas dos investidores diante de uma possível consolidação do controle acionário pela Iberdrola, que poderia simplificar a estrutura de governança da empresa.
Entretanto, a operação enfrenta resistência da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que é um dos principais acionistas minoritários da Neoenergia. Analistas apontam que a negociação pode ser complexa, dependendo da disposição das partes em chegar a um acordo sobre o preço das ações e das condições da oferta.