A Meta anunciou nesta terça-feira (3 de junho de 2025) um acordo de 20 anos com uma empresa de energia para garantir o fornecimento de eletricidade a seus data centers e sistemas de inteligência artificial. O contrato, que começa em 2027, envolve a usina nuclear Clinton Clean Energy Center, mas os valores da negociação não foram divulgados. Esta é a primeira parceria do tipo entre a gigante de tecnologia e uma usina nuclear.
O acordo permitirá a expansão da capacidade da usina em 30 megawatts, além dos atuais 1.121 megawatts, que atendem o equivalente a 800 mil residências nos EUA. A continuidade das operações, no entanto, depende da renovação da licença pela Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, solicitada em 2024 para estender o funcionamento da planta até 2047.
A parceria garante a operação da usina após 2027, quando expira o programa de créditos de emissão zero. Representantes da Meta destacaram a importância de assegurar a continuidade de fontes de energia limpa para atender a demanda crescente de seus centros de dados. O comunicado oficial foi divulgado, mas sem detalhes financeiros.