O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, promoveu neste sábado (10) uma programação especial em comemoração ao centenário da visita do físico Albert Einstein à instituição. O evento destacou a passagem do cientista pelo Observatório Nacional, local que divide espaço com o Mast e que foi um dos pontos visitados por Einstein durante sua única viagem ao país, em 1925.
A educadora museal Camila Oliveira conduziu o público em uma visita guiada pelo acervo do museu, explicando detalhes da teoria da relatividade e como ela foi comprovada durante a expedição de Einstein ao Brasil. A programação incluiu ainda exposições interativas e palestras sobre o legado do físico para a ciência moderna.
O Mast, inaugurado há 40 anos, aproveitou a ocasião para reforçar sua conexão com a história da astronomia no Brasil. O Observatório Nacional, com quase 200 anos de existência, foi palco de importantes descobertas científicas e continua sendo uma referência na área, assim como na época da visita do renomado cientista.