O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou sobre os riscos do ‘vácuo de liderança’ mundial durante sua participação na Cúpula do G7, realizada nesta sexta-feira (26), na Itália. Em sessão ampliada do grupo — do qual o Brasil não faz parte —, o mandatário brasileiro relacionou a ausência de coordenação internacional ao agravamento de conflitos como a guerra na Ucrânia e as tensões no Oriente Médio.
Em seu pronunciamento, Lula destacou especificamente os ataques recentes de Israel ao Irã, afirmando que tais ações ‘ameaçam transformar o Oriente Médio em um único campo de batalha, com consequências globais inestimáveis’. O presidente reforçou a complexidade de resolver essas crises, mas foi enfático ao apontar que ‘é patente que o vácuo de liderança agrava esse quadro’.
O discurso, que não foi transmitido ao vivo, teve trechos divulgados posteriormente pela assessoria da Presidência. A participação do Brasil ocorreu por convite especial, já que o país integra o G20 mas não o G7 — bloco formado pelas sete maiores economias avançadas do mundo.