O Irã anunciou neste sábado (14.jun.2025) a suspensão das negociações sobre o acordo nuclear com os Estados Unidos até que Israel cesse os ataques ao país. Uma nova rodada de discussões estava prevista para domingo (15.jun) em Mascate, capital de Omã. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores omani, Badr Albusaidi, no X (antigo Twitter), que destacou a importância da diplomacia como caminho para a paz.
A ofensiva israelense começou na quinta-feira (12.jun.2025), durante as negociações entre EUA e Irã sobre o programa nuclear iraniano. Israel alega que o Irã avança na construção de armas nucleares, enquanto o país persa afirma que os ataques visavam instalações militares israelenses. O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, advertiu que Israel não escapará impune do que chamou de ‘grande crime’.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a operação ‘Leão Ascendente’ continuará ‘o tempo que for necessário’ para conter a ameaça iraniana. O confronto representa a escalada mais grave em décadas entre os dois países, aumentando o risco de um conflito regional mais amplo, com possível envolvimento de potências globais.