Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta terça-feira (3), refletindo as tensões comerciais globais. Na segunda-feira, as ações americanas fecharam em alta, mesmo com o aumento das disputas entre China e EUA, após a resposta de Pequim às acusações do presidente Donald Trump sobre violação de um acordo comercial temporário. A União Europeia também se opôs à proposta de Trump de elevar tarifas sobre importações de aço e alumínio.
Investidores acompanham indicadores econômicos dos EUA, como vagas de emprego (JOLTS), pedidos de bens duráveis e encomendas às fábricas. Na Ásia-Pacífico, os mercados fecharam mistos, com a atividade manufatureira da China recuando em maio no ritmo mais forte desde setembro de 2022. Na Europa, as bolsas caíram em meio à expectativa por dados de inflação da zona do euro, que podem influenciar decisões do Banco Central Europeu.
No mercado de commodities, o petróleo subiu devido a preocupações com a oferta, enquanto o minério de ferro recuou na China. O Bitcoin registrou leve alta, cotado a US$ 104.969,13. (Com Reuters e Bloomberg)