A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) lançará na próxima semana uma campanha publicitária para divulgar o programa ‘Luz do Povo’, que amplia descontos na conta de energia para famílias de baixa renda. A medida, incluída em uma Medida Provisória que reforma o setor elétrico, beneficia os mais pobres, mas pode encarecer as tarifas para outros consumidores. O governo estima que mais de 100 milhões de pessoas serão impactadas, direta ou indiretamente, com as mudanças entrando em vigor em até 45 dias.
O programa oferece gratuidade total para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759) e consumo mensal de até 80 kWh. Também serão beneficiados cadastrados no CadÚnico, idosos, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas. Atualmente, a Tarifa Social atende cerca de 40 milhões de pessoas, com descontos de até 65%. A expectativa é que 21 milhões de famílias (55 milhões de pessoas) tenham redução de 12% em suas contas.
O ministro Sidônio Palmeira avalia que o programa ainda não é amplamente conhecido, apesar de seus benefícios. A Secom busca reverter a baixa popularidade do governo Lula, que, segundo pesquisa Datafolha, tem 40% de avaliação negativa. O plano inclui maior exposição do presidente, embora isso aumente o risco de gafes. O custo anual de R$ 3,6 bilhões será compensado pela redistribuição de encargos, afetando principalmente a classe média.