Governador de Santa Catarina apresenta potencial do estado a investidores no Japão

Laura Ferreira
Tempo: 2 min.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, apresentou as potencialidades do estado a investidores e grandes empresas japonesas durante o SC Day Tóquio, realizado na Embaixada do Brasil no Japão. O evento reuniu representantes de gigantes dos setores de alimentos, tecnologia e energia de ambos os países, com o objetivo de fortalecer laços comerciais e atrair investimentos para Santa Catarina. Entre as empresas presentes estavam Mitsui, Mitsubishi, Sumitomo, Itochu, Marubeni, Yokorei e Nippon, além de operações locais da BRF e da Seara.

Um dos principais focos da missão é viabilizar a exportação de carne bovina catarinense para o Japão, mercado conhecido por suas rigorosas exigências sanitárias. Recentemente, técnicos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) visitaram Santa Catarina para auditar o sistema de inspeção sanitária. Caso aprovado, o Japão poderá liberar a compra de carne de estados reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Santa Catarina.

A comitiva catarinense seguirá para reuniões nos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura do Japão para avançar nas negociações técnicas e apresentar o modelo sanitário do estado. A expectativa é que, com parecer favorável da auditoria, a abertura parcial do mercado japonês para os estados livres de vacinação ocorra ainda em 2025.

Compartilhe esta notícia