Os 65,2 mil eleitores de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, votam neste domingo (4) em uma eleição suplementar para escolher o novo prefeito e vice-prefeito do município. O pleito, que ocorre das 8h às 17h em todas as zonas eleitorais locais, foi convocado após a cassação da candidatura do prefeito eleito em outubro de 2024, Eduardo Honório (União Brasil), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
A decisão do TRE-PE que levou à realização da eleição suplementar ocorreu após a análise de recursos contra a candidatura de Honório, que foi indeferida por irregularidades processuais. Com a cassação, o político não pôde assumir o cargo, deixando a administração municipal temporariamente sob responsabilidade do vereador Edilson Silva (sem partido), que exerce interinamente a função de prefeito.
Esta é a primeira eleição suplementar realizada no município desde a redemocratização. O TRE-PE montou um esquema especial com 200 mesários e 50 urnas eletrônicas para garantir a normalidade do processo. O resultado parcial deve ser divulgado ainda no domingo, após o encerramento da votação.