Fábricas de doces artesanais em Engenheiro Schmitt e Potirendaba (SP) aumentaram turnos e lançaram novos sabores para suprir uma alta de até 35% na demanda durante o período junino. O distrito de Engenheiro Schmitt, reconhecido como a ‘capital dos doces artesanais’, registra produção acelerada, com expectativa de crescimento de 20% nas vendas em comparação a 2023.
Na tradicional ‘Doceria Schmitt’, fundada em 1974, a rotina de trabalho foi intensificada para atender ao aumento de pedidos. “Temos encomendas para festas em toda a região, e a demanda por produtos como pé-de-moleque e paçoca nunca foi tão alta”, relatou um dos gerentes. Além disso, novas variedades, como brigadeiros gourmet com ingredientes regionais, foram incorporadas ao catálogo.
O aquecimento no setor reflete no mercado local, com geração de empregos temporários e maior movimentação econômica no noroeste paulista. Segundo associações comerciais, o período junino representa até 30% da receita anual para algumas docerias, consolidando a região como polo de produção de doces típicos.